quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2015: Um recomeço, um sopro de esperança!

Bom Dia!
Espero que tudo tenha corrido bem no Natal...
2015 está a prestes a entrar nas nossas vidas, dêmos-lhe as boas-vindas.
Todos os recomeços são oportunidades de ver as coisas com outros olhos. Todos os dias podem ser "o primeiro dia do resto da nossa vida", é sempre possível  recomeçar, reconstruir, basta querermos!
O início de um novo ano é um excelente pretexto para um recomeço, para arejarmos a vida com o sopro de uma esperança renovada. Com força, coragem, fé e determinação, nunca perdendo a capacidade de sonhar porque "O sonho comanda a vida". Embora às vezes o Poeta tenha razão, ao dizer:

"Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,"
(...)
"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."

Retirado de: Pedra Filosofal, António Gedeão

Não devemos parar de sonhar, porque se não sonharmos o mundo pára, não avança, não gira!...
Com  consciência das nossas limitações, sonhemos com os pés assentes na terra.
Toca a riscar a palavra desistir do dicionário.

Aceitar com alegria e força tudo o que 2015 me reserva, agradecer todos os dias estar viva, é o que vou tentar fazer ao longo do ano! 

Temos um mundo, uma vida à nossa espera, vamos ao seu encontro!

Bom 2015!
Pedra Filosofal:https://www.youtube.com/watch?v=Azx0WjQqbE8

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Feliz Natal 2014

Bom Dia!
Aqui estou, como prometido...
Ontem dediquei algum tempo do dia a deixar mensagens de Natal a todos os meus amigos, através das várias formas de comunicação: mensagens pelo telemóvel, e-mails e um post no Facebook. Este blog também é um meio de comunicação que tenho ao meu dispor e, como não poderia deixar de ser deixo-vos uma mensagem referente à Festa de hoje e ao acontecimento que está na sua génese.
Hoje celebra-se o aniversário de nascimento de uma Criança muito especial: a Criança que revolucionou a História da Humanidade!
Nem mais: acho que o essencial está dito. Não O esqueçamos porque é Ele o Anfitrião desta festa!
Como já vos tinha falado, Por Ele e pela Paz no Mundo acendamos uma vela à meia-noite. Hoje e no dia 31!
Venho desejar a Todos um Feliz Natal, cheio de Paz, Alegria e Esperança!
Um abraço a cada um de vós, 
Com amizade

Xana 


sábado, 20 de dezembro de 2014

Solidariedade natalícia

Boa tarde!
Como estão?
Estamos a aproximarmo-nos da Noite de Natal.
Nesta época são inúmeras as campanhas de solidariedade que apelam ao nosso contributo para diversas causas, e os números registados nos balanços feitos pelas instituições e ONG reflectem a imensa receptividade por parte da população, o que é extraordinário!
Apesar de serem, de facto, inúmeras as campanhas de solidariedade, grande parte delas são desconhecidas por nós devido à falta de publicidade das mesmas.
Duas das causas solidárias com mais projecção e mais conhecidas do grande público são, na minha opinião, o Banco Alimentar contra a fome e a Missão Sorriso:
O Banco Alimentar contra a fome atua todo o ano fazendo recolhas regulares de produtos alimentares junto das superfícies comerciais. Durante as épocas festivas são ainda mais frequentes as recolhas. São várias as formas de "Alimentar esta Ideia", podemos doar alimentos ou ser voluntário e ajudar na recolha, armazenamento e distribuição dos produtos (http://www.alimentestaideia.net/Donation/Obrigado)
A Missão Sorriso tem o seu auge de ação na época natalícia e, durante o ano, vai direccionando os fundos conseguidos para as três vertentes de ação, o envelhecimento ativo, a ajuda a crianças desfavorecidas e a luta contra a fome.
Na quarta-feira passada assisti à emissão especial "Missão Sorriso" na TVI. Nessa emissão foi dado a conhecer ao público o destino do seu contributo.Há várias formas de apoiar esta causa, entre outras, ligar para o número 760 10 10 10 que estará disponível até ao dia 31 de Dezembro, com esta linha a Missão Sorriso já conseguiu angariar mais de 200 000€ (http://missaosorriso.continente.pt/projetos-missao-sorriso/formas-participacao) -  todos fazemos parte desta Missão, vamos espalhar sorrisos!
Muitas outras causas e organizações existem e todas elas têm um papel fundamental no colmatar das muitas fragilidades da população portuguesa e mundial.
Deixo-vos aqui o link com informações sobre uma outra campanha que a Rádio Renascença patrocina, a Helpo - http://rr.sapo.pt/sugestoes_detalhe.aspx?fid=61&did=171844

Horas antes da Noite de Natal vou tentar passar por aqui e deixar-vos uma mensagem, mas como presumo que não a verão a tempo de concretizar um apelo que eu gostava de fazer nessa mensagem de Natal, aqui fica: à Meia Noite do dia 24 acendam uma vela pela paz no mundo!

Obrigada!
   

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

"Dia Internacional das pessoas com " deficiencia" "

Olá!
Como estão?
Hoje assinala-se o Dia Internacional da pessoa com "deficiência" (uso aspas porque, como sabem no meu vocabulário esta palavra não existe, estou apenas a tentar respeitar o calendário)...
Bom, neste dia a sociedade é alertada de uma outra forma para a realidade vivida diariamente pelas pessoas portadoras de algum tipo de dificuldade.
As lutas travadas pelas pessoas hoje homenageadas são constantes, diárias, nas coisas mais simples que qualquer pessoa faz com a maior naturalidade e, até instintivamente, por vezes é um verdadeiro "cavalo de batalha" para as pessoas com algum tipo de problema físico ou não.
Como sabem eu sou portadora de Paralisia Cerebral, falo com conhecimento de causa, e muitas vezes sinto essa mesma dificuldade em executar as tarefas mais simples que possam imaginar... Refiro muitas vezes nos textos do blog a importância de valorizar as pequenas coisas e foi a minha dificuldade que me ensinou a fazê-lo: Em casos como o meu, as vitórias são em coisas simples, mas tão grandes para mim!...

Enfim, Todas as  Pessoas com algum tipo de problema merecem um aplauso muito forte porque as tais barreiras arquitectónicas e as que estão na mente das pessoas, de que eu tanto falo, são, de facto, inúmeras. É pena que, para a maioria da sociedade este dia não esteja no calendário...

Boa noite!  

sábado, 15 de novembro de 2014

ser +

Olá!
"Ser +" - não sei muito bem de onde me surgiu esta expressão, o contexto, a ocasião ou a razão porque me veio à cabeça, não sei se alguma vez a ouvi... O que é facto é que me ficou a ecoar na mente. Dei por mim a pensar o que podia estar relacionado com este "Ser +", hoje partilho convosco as minhas conclusões. Por exemplo:

  • Ser + Pessoa
  • Ser + Humana
  • Ser + sensível
  • Ser + humilde
  • Ser + autêntica
  • Ser + verdadeira 
  • Ser + generosa
  • Ser + serena
  • Enfim, a lista é infinita... No fundo tudo isto significa sermos melhores Pessoas!

Há tanta gente no mundo que, por alguma razão, julga ser mais ou melhor que os outros...  Só espero que, quem tem essa forma de ver as pessoas e o mundo se desengane rapidamente, caso contrário sofrem e fazem sofrer, verdade?

Acho que passo a passo cada um decide se quer "Ser +". Define-se a vontade de ser um melhor Ser na tentativa de viver com mestria e sabedoria, sempre na base da simplicidade, porque é nas pequenas coisas que se vêm as grandes Pessoas!
A pouco e pouco é-nos mostrada uma perspetiva diferente e bem mais bonita da vida! Cada dia temos a oportunidade de ver a vida de outra forma, seguramente diferente do dia anterior. Basta fazer uma coisa que nem toda a gente faz nem quer ou sabe fazer: Viver a Vida!

Até à próxima!

PS: Se quiserem acrescentar alguma coisa à lista do "Ser +", é só "dizer"!

sábado, 25 de outubro de 2014

Eu sei!

Olá!
Como estão?
Eu sei, sei poucas coisas...
São poucas as coisas que tenho como dados adquiridos porque sei que a vida nos troca as voltas com muita facilidade...
Contudo, há uma certeza que eu tenho que Sara Tavares também tem e a demonstra, através de uma das minhas músicas preferidas:
 

Verdade: "Só Deus sabe o que virá
Só Deus sabe o que será
Não há Outro que conhece tudo o que acontece em mim"


Acho que ninguém fica indiferente à letra, faz-nos pensar sobre o mundo que nos rodeia e nossa própria vida! Independente de tudo, no meio das dúvidas e incertezas do dia a dia, há SEMPRE algo a que nos podemos agarrar e que deve ser a ancora para a vida!
A minha "ancora" é esta certeza que é transmitida pela música!

Qual é a "ancora" de cada um? Partilhem!

PS: Parabéns Sara Tavares pelos 20 anos de carreira!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Paz 2014

Boa Noite!
Como estão?
O primeiro, e espero que não último, texto de outubro! Mas sinceramente não prometo nada...
Veio a público há poucos dias, através da Comunicação social, a identidade das pessoas premiadas pelo Prémio Nobel da Paz:  Malala Yousafzay, uma jovem paquistanesa de 17 anos e Kailash Satyarthi, um ativista indiano de 60 anos são as pessoas nomeadas.
Ambos lutam  pelos Direitos Humanos, nomeadamente das Crianças e Jovens, pelo fim do Regime político em que vivem mesmo que essa luta ponha em risco as próprias vidas!
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=164817 - neste link encontram a notícia das nomeações dada pela Rádio Renascença acompanhada de uma pequena reportagem da Renascença  V+.

A paz semeia-se, constrói-se, e ao contrário do que muita gente pensa não é com grandes coisas, mas sim com pequenos-grandes gestos no dia a dia...
Cada um de nós, no meio em que se move, tem o dever de semear a paz. Podemos achar que não está ao nosso alcance, que mesmo que nos tentemos estar bem com os outros a guerra não vai terminar noutros países, e é verdade! Contudo não esqueçamos nunca que, geralmente as grandes guerras iniciam por conflitos locais, por situações que se forem analisadas são consideradas menores e injustificáveis relativamente ás barbaridades cometidas.
Enfim, a frase que me ocorre para rematar este texto é: "se não pudemos acabar com uma guerra, por Amor de Deus não comecemos outra.", mais semeemos a paz!        

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Das férias freelancer ao recomeço escolar

Boa noite!
Como estão?
Do início das férias até ao dia 1 de Setembro permaneci no Potro, a partir daí até ao dia 17, andei por alguns locais do país em regime freelancer: no Algarve por dez dias, em Viseu por três, não abdico eu de ser alfacinha nem que seja por um dia!   - Definitivamente, fazer rimas não é o meu forte, mas não perco nada em tentar... (se algum dia me esquecer da desgraça de hoje e me aventurar novamente neste tipo de escrita, alguém me avive a memória, por Amor de Deus!)
Os dias em Albufeira foram mais que óptimos, sol, praia Amigos... O que é que eu quero mais?
A passagem por Lisboa a 1000 à hora soube muito bem...
Para terminar: paragem por três dias em Viseu a ser "mimada" por pessoas que são mais do que família para mim! Num trajeto tão longo como Viseu-Porto, é obrigatória a passagem por Felgueiras para retemperar energias com um fabuloso almoço, em fantástica companhia!
Muito Obrigada Albufeira
Muito Obrigada Lisboa
Muito Obrigada Viseu
Muito Obrigada Felgueiras

"O que é bom acaba depressa", diz a frase e com razão. Já vou na segunda semana de aulas... Mais uma etapa, mais um desafio para ser enfrentado com o lema: "se consegui vencer outros também consigo vencer este!" Com a ajuda de todos!...

Bom ano letivo!

domingo, 31 de agosto de 2014

Ajudar enche-me o coração

Olá a Todos!
Como estão?
Desculpem a ausência...
O título deste post (assim como todos os outros) remete-me para o assunto, acontecimento ou situação em que vejo envolvida e considero relevante partilhar por algum motivo. Já partilhei coisas de vários teores e com diferentes intuitos.
Focando-me, para não dispersar da razão que, desta vez, me leva a escrever. Pois bem, o motivo pelo qual escrevo é o seguinte: em certo dia, o meu coração dilatou mais do que os pneus da minha cadeira de rodas quando acabados de encher e cada vez que me lembro do que se passou o meu coração torna a encher-se como um balão para o qual a alegria, a satisfação e o prazer de fazer algo pela outra pessoa, são ar.
Tudo aconteceu da seguinte forma: Liguei a uma amiga minha para matar saudades e falar sobre um projeto que está a iniciar (talvez um dia vos fale nisso) ela disse-me que a minha chamada não podia vir em melhor altura, perguntei-lhe porquê e respondeu-me que precisava que eu convencesse um familiar que também necessita de cadeira de rodas para se deslocar, a sair à rua. Eu conversei com a pessoa ainda um bom bocado, falei-lhe de mim, conversámos, tentei transmitir-lhe força e coragem e ela a mim. A minha amiga agradeceu-me e eu disse-lhe que não sabia se tinha conseguido fazer o que me tinha pedido. Certo é, que passado algum tempo a minha amiga mandou-me uma mensagem com uma fotografia da pessoa a passear na rua. O meu coração rebentou de alegria, chamei logo a atenção da pessoa que estava comigo. É uma sensação indescritível, a satisfação, a felicidade que ajudar outros nos dá, o quão preenchidos ficamos, o tanto que recebemos tendo dado, o que para nós é tão pouco ou nada, é inexplicável.
O efeito das palavras é incrível! Cada vez mais me convenço que um gesto, uma palavra, um sorriso - as pequenas coisas, fazem a diferença!
Para mim o que eu disse não foi nada de especial mas, percebi quando recebi a mensagem que, para aquela pessoa tinha sido importante.
Alguém me disse um destes dias, que em certas situações, o que  para outros é um pormenor para mim é pormaior. É verdade: o que para nós é um pormenor para os outros pode ser um pormaior...
Senti-me de coração cheio, preenchida! É tão bom!


NOTA: amanhã vou para o Algarve!

Até à próxima! 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

"O tempo não pára"

Boa tarde!
Como estão?
Uma dos grandes nomes do fado português, Mariza, dá voz às palavras de Miguel Gameiro. Deixando-nos um aviso a ter em conta: "O tempo não pára"





"O tempo é coisa rara e a gente só repara quando ele já passou..."
"Não sei se andei depressa de mais, mas sei que algum sorriso eu perdi"
"De agora em diante não serei distante... Eu vou estar aqui!"
Para mim são estas as frases-chave  desta música!
Tenhamos esta música na cabeça para recorrer a ela no nosso dia a dia: Sempre que estivermos prestes a perder tempo com coisas banais lembremo-nos de que...
O tempo não pára e é coisa rara!

Até à próxima!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Momentos Felizes

Olá a Todos!
Como estão?
Ultimamente tenho vivido momentos muito felizes! Aproveito o tempo, tanto quanto possível, para fazer coisas de que gosto muito, diferentes do habitual, fujo à rotina... Surgem oportunidades que eu não estou à espera e eu agarro-as com todas as forças!
Deixo-vos um "cheirinho" do que têm sido as minhas férias e não só...





Com Rita Guerra na Casa da música
  
Com Padre Rui Santiago na Casa Diossosana de vilar
Com Claudine Pinheiro na Casa Diossosana de vilar 




Com a égua mais bonita do mundo



Esta foto ilustra os meus encontros dos últimos dias
 Até à próxima!

sábado, 12 de julho de 2014

Vive, Sorri, Sonha, Acredita, Confia, Consegue!

Bom Dia!
Como estão?
Estou de volta!
Viver, Sorrir, Sonhar,  Acreditar, Confiar... É meio caminho andado para conseguir! Para mim são estas as palavras chave:
"A vida é para ser vivida" é o meu lema;
Sorrir é a minha "arma secreta";
Sonhar, faz-me ter esperança;
Acreditar é o que não me deixa parar
Confiar é o que faço com as pessoas que mais amo!..

Descobri, há pouco tempo, que não existem  coisas más... Existem coisas menos boas. Quem me ensinou foi João Portugal:



"O que é que ela faz às coisas "menos boas"?", pergunta a pessoas que lê este texto. Ora bem, vivo-as tão ou mais intensamente que as coisas muito boas, fico triste, mas sei que Ele me dá a força necessária para ultrapassar os obstáculos a que me propõe e acredito que o dia seguinte será sempre melhor! – Respondo eu  


Não se esqueçam: só depende de cada um tornar sonhos em realidade, basta acreditar!

domingo, 15 de junho de 2014

Consegui!

Boa tarde!
Como estão todos?
Na passada Sexta-feira terminou este ano letivo: Mais uma etapa vencida, um ano concluído! Sempre disse que ia conseguir e cumpri o que disse.
Sinto-me Feliz! Estou com  aquela sensação de "Missão Cumprida" que me deixa serena, respirei fundo assim que saí da escola...
"Para o ano há mais, agora as merecidas férias"  foram as palavras que algumas pessoas me dirigiram no último dia de aulas. 
Resta-me agradecer à minha Família, Amigos, Professores... Enfim, todas as pessoas que me ajudaram naquilo que precisei!

Deixo-vos com a música que espelha quase sempre o meu estado de espírito!




Até à próxima

sábado, 31 de maio de 2014

Petição

Boa tarde!
Tudo bem?
Mais uma vez sinto que a nossa sociedade não está preparada para conviver com a diferença e a nossa legislação também não ajuda.
 O DECRETO-LEI nº 53/2014, de 8 de Abril é a prova disso: Esta lei isenta os edifícios que estejam inseridos nas Áreas de Reabilitação Urbana ou com mais de 30 anos de terem acessibilidades.
Está a decorrer uma petição para a revogação desta lei, são necessárias, no mínimo 4000 assinaturas para que a lei vá a discussão na Assembleia da República.
Sinto-me no dever como cidadã, e ainda mais por ser directamente afectada por este novo decreto, de apelar a que exerçam a vossa cidadania de uma forma ativa. Eu já assinei a petição!
Cada um de nós pode fazer a diferença de uma forma simples e direta, nós podemos dar o primeiro passo, fazer a nossa parte para que esta lei mude...
Se todos colaborarmos veremos resultado concretos em breve!
No site http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT73262 encontrarão mais informações e poderão assinar!
Divulguem pelos vossos familiares, amigos e conhecidos, quanto mais assinaturas melhor!


Obrigada!

sábado, 17 de maio de 2014

"Um pouco de céu"

Olá!
Como estão?
Da janela do meu quarto vejo o céu azul e o sol a brilhar .. Uma das músicas de Mafalda Veiga que mais gosto intitula-se "Um Pouco de Céu", é linda:
Esta musica faz-nos refletir, pensar. Faz-me ficar ainda mais convicta de que "a vida é para ser vivida!".
Ás vezes valorizamos coisas que posteriormente percebemos que não têm importância nenhuma, desperdiçámos vida...
O mais importante é aceitar o que nos é dado em cada dia e sorrir perante a vida!
Deixo a questão:
O que é "Um pouco de céu" para cada um?  Basta?

Sejamos felizes!     

sexta-feira, 25 de abril de 2014

40º Aniversário do 25 de Abril

Boa Tarde!
Hoje comemora-se o 40º aniversário do dia em que o Antigo Regime foi deposto, este dia ficará para sempre conhecido como  Dia  da Liberdade. Este dia, foi, é e continuará a ser um marco na História do nosso país.
25 de Abril de 1974: acontece a Revolução  dos Cravos, um golpe militar destitui Marcelo Caetano e o  povo sai à rua alegre por ser livre!
A liberdade que hoje possuímos é um tesouro que devemos preservar a todo o custo.


Feliz Dia da Liberdade
Um Cravo: o símbolo associado ao 25 de Abril

sábado, 19 de abril de 2014

Páscoa Feliz!

Olá!
Hoje partilho convosco a minha reflexão sobre esta época do ano:
O Domingo de Páscoa está aí a chegar. A Páscoa é a Festa em que se celebra a Ressurreição de Cristo, o Salvador do mundo.  A Festa por excelência  dos Cristãos... Sou crente, e como católica que sou vivo esta época do ano de uma forma especial!
A essência desta Festa remota há milénios. Fico sempre impressionada e feliz quando penso nisto:«Quantas gerações passaram desde que Jesus morreu e ressuscitou?» A esta pergunta que coloco a mim mesma respondo:  «muitas, muitíssimas». É isto mesmo que me emociona, a passagem do tempo e a prevalência da fé, crença e comemoração deste acontecimento. O testemunho e a celebração da Páscoa tem passado de geração em geração.
De uma forma ou de outra, ninguém fica indiferente à Páscoa e isso é tão bom!

Votos de uma Feliz Páscoa, cheia de alegria!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Amizade

Olá, boa tarde!
Como estão?
Hoje dedico este post aos meus verdadeiros amigos, àquelas pessoas que têm estado comigo em todos os momentos...
Cada pessoa, se o for, sabe que o é. Sabe que é meu amigo e, por isso, faz parte da lista das pessoas mais importantes da minha vida! Sabe não só por si própria, mas também porque eu faço questão de o dizer e demonstrar. De personalidade sou uma pessoas muito emotiva, transparente por isso mostro muito o que sinto.

Um Obrigada do tamanho do mundo a todos os que têm estado ao meu lado e que não me deixam desistir de lutar!  
Repito: sabem quem são!

A amizade verdadeira:




Obrigada por fazerem parte da minha vida!

sexta-feira, 21 de março de 2014

A vida não vai parar portanto, toca a andar!

Boa Tarde!
Como estão?
Como se costuma dizer: "mais vale tarde do que nunca" portanto, e embora chegue um pouco atrasado,  aqui deixo o tão esperado vídeo que ilustra uma caminhada com o meu "quatro patas"...

Toca a andar, a vida não vai parar!


Espero que gostem... Ah, e mais uma vez desculpem o atraso!

Até à próxima!



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Uma luta diária contra as barreiras do mundo"

Olá!
Como estão?
Já tinha saudades... Os últimos dias têm sido muito agitados e muito preenchidos.
Já tenho referido em alguns textos que existem diversas barreiras  arquitetónicas com as quais me deparo diariamente. Pois bem, muito temos tentado fazer para derruba-las: São cartas, e-mails, telefonemas, reclamações, sugestões... Enfim, desde sempre que lutamos para que as acessibilidades sejam melhoradas mas as respostas são escassas.
Decidimos, por isso, apelar ao auxílio da Comunicação Social na tentativa de sensibilizar a sociedade e as autoridades competentes em relação a esta luta diária que eu e todas as pessoas portadoras de mobilidade reduzida travamos, em conjunto com os nossos acompanhantes.    
Enviei um e-mail para a Porto Canal e, com o lema: "falarei em meu nome e em nome de todas as pessoas portadoras de mobilidade reduzida" propus que fizessem uma reportagem sobre as barreiras arquitetónicas na cidade do Porto, tomando como exemplo o meu trajeto casa-escola, a proposta foi aceite e na 2ª feira, dia 24 de Fevereiro vieram fazer a reportagem à qual deram o mesmo título deste post. Este é o link: http://portocanal.sapo.pt/noticia/18798/ (neste vídeo não está a totalidade da reportagem pois nem foi passada na televisão, mas garantiram-me que me enviavam.)



Espero que gostem,
Até à próxima!

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Cada Dia...

Olá, Bom Dia!
Como estão? Prontos para dizer: "Olá Fevereiro!"? Espero que sim!
Hoje venho partilhar convosco uma mensagem que não é da minha autoria, mas com a qual me identifico. Foi uma partilha da página facebook "Universo da Alegria" Convido todos a fazer gosto...

“Nada como um dia depois do outro! A cada vez que o sono chega, leva com ele as tristezas. 
A cada dia que amanhece e o sol aparece, lindo, majestoso e dourado,  os seus raios anunciam o recomeço de um novo dia, secando as lágrimas e mostrando-nos uma nova oportunidade de sermos felizes!”
(adaptado)


O que acham?
Eu concordo plenamente: devemos encarar cada dia com um olhar novo.  Agradecer o facto de Viver,  de nos ser dada, em cada manhã, a oportunidade de ver o sol brilhar, de sermos melhores pessoas, de sermos felizes e fazermos felizes os que nos rodeiam., de sorrir!... Nem sempre é fácil, é verdade, há dias cinzentos, mas nesses dias cinzentos,  devemos pensar que o dia seguinte será, com certeza melhor!...



Bom Domingo!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Uma sociedade convencionalizada e estereotipada

Olá!
Como estão Todos?
Eu não tenho ido às aulas porque estou engripada.
Não sei por onde começar este texto...
Ao ler um livro vieram-me à cabeça alguns episódios insólitos pelos quais já passei. lembrei-me do que me disseram e como reagi...  Cheguei à conclusão que "Vivemos numa sociedade convencionalizada e estereotipada" daí o título do post.
Por exemplo, Porque é que as pessoas partem do principio que quem se desloca numa cadeira de rodas obrigatoriamente tem de não ouvir, não ver, não falar, não aprender, não compreender e até não sentir? Este último já não faz parte daquilo que indirectamente insinuam  a meu respeito quando se dirigem à pessoa que me acompanha, questionando-a sobre mim, como se eu ali não estivesse e por muito que eu tente evidenciar-me, respondendo em tom irónico à pessoa sou pura e simplesmente ignorada, daí concluo a parte do "sentir"... Enfim situações que não é a primeira vez que me acontecem nem há-de ser a última.
Tão mau como ser ignorada e ser considerada inválida, é passar na rua e ouvir comentários do género: "coitadinha, o que é que ela tem? ou ""olha a deficiente", não gosto da palavra, seja em que contexto for dá-me calafrios no estômago... Sei que na nossa legislação, por exemplo, é este o termo que está convencionalizado e por isso tudo o que se refere a pessoas com dificuldades é designado com  esta palavra. Mas não gosto, talvez só quem tiver numa situação idêntica à minha consiga perceber a razão pela qual a palavra "deficiência" não faz parte do meu dicionário...

Sei que não é por eu e outras pessoas não gostarmos  que este termo vai deixar de ser utilizado, mas não é por isso que vou deixar de dizer o que penso e conformar-me...

Podemos e devemos ter um papel ativo numa sociedade de que também fazemos parte!



Pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo....

Obrigada,
Até à próxima!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Acontecimentos...

Olá!
É impossível não fazer referência ao tema que hoje dominou os meios de comunicação social: a morte de Eusébio... O Grande jogador benfiquista, mas acima de tudo o Homem com Maiúscula!
Foi impressionante ver o mar de gente. A quantidade de pessoas que se fizeram presentes neste dia (adeptos de outros clubes, inclusive).
O cumprimento do último desejo de Eusébio foi arrepiante. A emoção que se fez sentir no Estádio da Luz...As imagens falam por si:
http://www.tvi.iol.pt/videos/14050815 Este video mostra os momentos vividos no Estádio da luz...

O "Pantera Negra", como era conhecido, levou e elevou o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo.
Morreu fisicamente, mas a sua memória é imortal! ..  Já mais o mundo O esquecerá, assim como não esqueceu até hoje Amália Rodrigues e, mais recentemente  Nelson Mandela que lutou pelo seu povo. Outro Homem com Maiúscula...
Confesso: não sou clubista, não sou de nenhum clube, mas sou portuguesa e de Portugal, um pouco nacionalista, gosto do que é português... Desde da arte (música, teatro, televisão, cinema) à gastronomia. Gosto do Povo Português, gosto das Grandes Pessoas de cá, gosto dos músicos, actores, etc.
Eusébio foi sem dúvida um Grande Português e como eu gosto dos portugueses que levam o nosso país além fronteiras... Gosto Dele!
Que descanse em paz!

Ah, é verdade... O 2º período começou hoje: outra etapa para vencer com a ajuda de todos!