sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"Uma luta diária contra as barreiras do mundo"

Olá!
Como estão?
Já tinha saudades... Os últimos dias têm sido muito agitados e muito preenchidos.
Já tenho referido em alguns textos que existem diversas barreiras  arquitetónicas com as quais me deparo diariamente. Pois bem, muito temos tentado fazer para derruba-las: São cartas, e-mails, telefonemas, reclamações, sugestões... Enfim, desde sempre que lutamos para que as acessibilidades sejam melhoradas mas as respostas são escassas.
Decidimos, por isso, apelar ao auxílio da Comunicação Social na tentativa de sensibilizar a sociedade e as autoridades competentes em relação a esta luta diária que eu e todas as pessoas portadoras de mobilidade reduzida travamos, em conjunto com os nossos acompanhantes.    
Enviei um e-mail para a Porto Canal e, com o lema: "falarei em meu nome e em nome de todas as pessoas portadoras de mobilidade reduzida" propus que fizessem uma reportagem sobre as barreiras arquitetónicas na cidade do Porto, tomando como exemplo o meu trajeto casa-escola, a proposta foi aceite e na 2ª feira, dia 24 de Fevereiro vieram fazer a reportagem à qual deram o mesmo título deste post. Este é o link: http://portocanal.sapo.pt/noticia/18798/ (neste vídeo não está a totalidade da reportagem pois nem foi passada na televisão, mas garantiram-me que me enviavam.)



Espero que gostem,
Até à próxima!

2 comentários:

  1. Tive o privilégio de assistir à reportagem e felicito-te pela coragem e pela firmeza com que diagnosticaste o problema...barreiras arquitetonicas e em como estas concorrem diretamente para a não integração das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no usufruir dos centros urbanos e dos equipamentos essenciais à vivência em sociedade. É urgente implementar um projeto de promoção de acessibilidade que abrangendo áreas como: espaço público, edificado, transportes, comunicação e infoacessibilidade.

    ResponderEliminar
  2. Olá!!
    Obrigada
    É verdade, as barreiras arquitetónicas limitam a integração das Pessoas portadoras de mobilidade reduzida (expressão que prefiro usar) e quando estas se juntam às atitudes que as pessoas têm perante a diferença, a integração torna-se quase impossível...
    No meu dia-a-dia tento mostrar às pessoas que as suas atitudes nem sempre são as mais corretas!

    Muito obrigada por tudo,
    Gosto muito da Professora,

    Um beijinho

    Xana

    ResponderEliminar