sábado, 6 de outubro de 2012

No dia 1 de Outubro de 2012

Boa Tarde! Escrevi este post a partir dum computador da biblioteca da minha escola no dia 1 de Outubro, tem estado nos arquivos do blog. Nese dia fui à APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) já não ia lá há algum tempo, desabituei-me daquele ambiente. Custou-me ir lá, é verdade, certas memórias vieram-me à cabeça, coisas boas e também menos boas; vi pessoas das quais tinha saudades, e com elas recordei todo um período da minha vida em que ia lá para as fisioterapias e também para os encontros/ensaios do grupo ao qual pertencia e de que gostava muito, um grupo de dança contemporânea com pessoas portadoras de mobilidade reduzida. Uma certa nostalgia, saudade e, por outro lado percebi que aquele mundo já não é o meu, já não faço parte daquilo nem quero fazer, essa fase da minha vida passou há algum tempo, atualmente estou inserida num ambiente, diferente no qual me sinto muito bem! Há cinco, sete anos sentia-me bem. Mas naquele dia... Cresci!
Não sei, é... estranho!? Nem eu sei o que senti quando entrei no local, um misto de sentimentos, de emoções, um "nó" no estômago... Algo inexplicável!...
Sabem, é preciso ter estofo para ir a um sítio daqueles, e esse estofo ganha-se com tempo com a quantidade de vezes que se frequenta determinados locais, eu como, hoje em dia vou lá poucas vezes, estranhei, caí na realidade. A quantidade de casos que se vê, é impressionante. No fundo sou uma sortuda, vivo "o melhor do pior"...

16 comentários:

  1. Olá és surprendente!!!!!!!!! Estás calada durante algum tempo e depois, "tomem lá"!
    Xana gostava de te dizer que comprendo perfeitamenye o teu desabafo. Quem te vê percebe a força, coragem e vontade de superar as dificuldades que tens para te tornares o mais autónoma possível. Superar tudo isto para seres uma mais valia para os outros. Custa-te ir a lugares onde encontras pessoas com problemas ainda maiores que os teus. Tens razão, mas ao veres os outos piores acabas por sentires que afinal o teu "mundo" já começou a melhorar, já te identificas de um jeito novo. Mas sabes que podes ajudar muito essas pessoas? Não lhe afastes o teu sorriso, nem a tua palavra de coragem. Sabes que até os técnicos que vos tratam precisam de vos ver para perceberem que vale apena o seu trabalho dedicado e carinhoso.Quem somos nós para julgar os sentimentos? Tu fizeste uma partilha das vivências e experiências daquele local, não queres dizer que já não te identificas, mas sim que agora já cresceste e felizmente consegues pensar e dizer o que realmente te preocupa e o que te deixa mais feliz. Obrigada pela tua sinceridade e coragem. Força!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!...
      Ajudou-me com o comentário que fez.
      Em resposta à questão que me colocou, sim... sei que posso ajudar as pessoas. Sei que não me posso afastar daquilo, mas, também não posso dizer que gosto de ir lá. No fundo é saudade, principalmente do projeto da dança, aprendi muito...
      Espero que continue a visitar o blog. Peço desculpa pela falta de assiduidade que tenho. Escrevo quando estou inspirada, quando há alguma coisa que me chame a atenção e achpque deva partilhar

      Eliminar
  2. Olá parabéns escreves muito bem! Já reparei que não tens "papas" na língua! dizes o que pensas, mas cuidado às vezes podes ser mal entendida. Existem pessoas que se sentem atacadas por todo e todos, e um assunto que é simplesmente uma partilha de um estado de espírito´pode parecer ataque ao "bom" funcionamento da sociedade e do sistema em si. Com tudo não desistas de escrever, gosto dos temas, mas vai saltando com assuntos positivos que encontras na vida, creio que também os tens e nesta altura todos precisamos de um sopro de boa disposição. Vá lá abre o teu tesouro interior e dá um toque de felicidade àqueles que visitam o teu blog. Fico à espera!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! Obrigadada! Eu hesitei bastante antes de publicar este post, mas uma pessoa convenceu-me a fazê-lo. Não queria de forma alguma ferir suscetibilidades. Partilhei uma experiência que tive naquele dia como já partilhei outras.
    Espero que continue a seguir o blog, fico muito feliz quando as pessoas, tal como eu, expressam a sua opinião, é esse o meu objetivo com o blog, as pessoas partilharem as suas opiniões e experiências!

    ResponderEliminar
  4. Olá Xana
    Vou fazer uma pequena partilha aqui no teu Blog. Tenho hesitado bastante em fazê-lo, como vês nós adultos estamos também cheios de medos e preconceitos, temos medo de sermos mal interpretados, mas a tua coragem e audácia deram-me o "empurram"! Vou "falar baixinho" que é para ninguém ouvir!!!!!!!!!!!!!!! Ahahah! Sabes que eu quando passava por uma pessoa com alguma diferença ou em cadeira de rodas, olhava e pensava para comigo; Que vida difícil, como é que tem coragem para viver etc. etc.... com isto quero dizer que me fazia muita confusão e que o meu horizonte de vida era redutor. Mais tarde comecei a conviver com familiares e amigos com essas limitações e percebi que naquele universo eu é que era a pessoa mais condicionada, estava amarrada a um conceito de vida totalmente perfeito, coisa que é inatingível. Obrigada por teres este espaço e me dares oprtunidade de dizer estas coisas que me andam a condicionar a vida. Eu conheço-te de passagem mas tu não precisas de ir para a televisão expor a tua coragem e determinação, porque através do que escreves já fazes o retrato daquilo que és e que podes vir a ser. uma Grande Senhora com a cabeço bem no lugar e um coração grande aonde cabem todos aqueles que necessitam de um sorriso e um "pacotinho de afeto"!
    Bem hajas e escreve sempre o que te vai na mente eno coração.
    FOOORRRÇÇÇÇAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde! Às vezes as pessoas surpreendem-nos, pela positiva.
    Fico contente por ter ajudado a que partinhasse a sua experiência. Espero que continue a fazê-lo.
    Como referi no texto "um projeto"(1º post deste blog) Esse é o objetivo!
    Agradeço pela força que, todos os leitores do blog me têm dado.

    ResponderEliminar
  6. Olá então neste fim de semana ainda não deu para escrever?
    Pois claro é preciso organizar as aulas, não é verdade?
    Espero que brevemente surja algum assunto. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Ecrever faz-me muito bem, mas este fim de semana não deu mesmo. Tenho assunto de escrita há alguns dias mas quero fazer um texto com "pés" e "cabeça".
      Peçp desculpa...

      Eliminar
  7. Boa noite! É pena que poucas pessoas ajudem a dinamizar este blogr! Gostaria de ver mais comentários e outras partilhas. Eu sei que tens muitos amigos e conhecidos, desculpem-me os teus amigos por isto que digo, mas talvez nós te possamos fazer um pouquinho mais para te ajudar a expandir as tuas partilhas. Eu sempre que vou à net visito logo este espaço, entrei à pouco nos comentários mas tenho verificado que tu estás sensível aos comentários, simplesmente pela rapidez com que agradeces. Vamos amigos da Xana, vamos dar-lhe mais um "empurranzinho"!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela força que me dão!
    Comparativamente às pessoam com quem partilhei este blog tenho poucos comentários, não sei se é por falta de tempo, pelos assuntos que abordo não serem interessantes ou por não conseguirem comentar, de qualquer forma, assim que possa publicarei uma nota explicativa de como comentar.
    Deixo aqui o apelo à partilha

    ResponderEliminar
  9. Olá Xaninha! É sempre muito agradável ler os teus posts! Para além de escreveres muito bem, os temas são sempre muito interessantes e fazem-nos pensar...Estás, sem dúvida, de parabéns! És uma lutadora!
    Beijinhos grande e continua a partilhar a tua escrita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Está tudo bem? Espero que sim
      Fico muito contente por perceber que segue atentamente o blog! Assim que puder darei notícias.
      Um beijo, mais unma vez, Obrigada

      Eliminar
  10. Olá Xana apesar de er muito tarde, resolvi fazer uma passagem por aqui. Verifiquei que existe mais um comentário muito carinhoso, gostei e sei que tu quando o vires também vais gostar. Estamos num tempo que precisamos de notas positivas. Ter um olhar positivo para cada dia penso que é o teu lema e sopro de energia. Obrigada por tudo o que és. um bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigads eu... Já percebi que é uma leitora atenta.
      Sei que estou em falta, desculpem.

      Eliminar
  11. Olá vai começar mais uma semana de desafios. Desejo-te a força, a coragem necessária para venceres! No final sentirás o sabor da conquista. Boa semana e fico à espera de novidades!!!!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada! As novidades chegaram em breve.

    ResponderEliminar