domingo, 31 de janeiro de 2016

Sessão de esclarecimento


Boa noite!
Tudo bem? Espero que sim!
Bom, inicio este texto com a mesma frase com que conclui o último porque, se bem se lembram, eu prometi que esse teria continuidade no que hoje escrevo ( deixo aqui o link do último texto publicado: http://xanars.blogspot.pt/2016/01/detetive-paisana.HTML)
Por ser “uma curiosa observadora do mundo onde habito e das Pessoas que por aí passeiam” apercebo-me nitidamente da necessidade de transformar um "bicho de sete cabeças" num animal mais domável”. Isto é, desmistificar e esclarecer alguns tópicos,  porque por vezes,  o que conduz a conceções erradas, preconceitos, linguagem pouco correta e, consequentemente  abordagens menos adequadas é o desconhecimento de informação relativa a determinadas temáticas.
Centremo-nos por hoje no âmbito das patologias físicas (embora também farei referência a exemplos de patologias do foro mental). A diversidade é muita….
VejamosEm primeiro lugar é necessário clarificar que as patologias e dificuldades têm vários tipos e graus e que não são necessariamente doenças. Por exemplo, a diferença entre a esclerose múltipla e a paralisia cerebral: a esclerose múltipla é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso retirando progressivamente capacidades às pessoas; por outro lado, a paralisia cerebral é uma lesão ao nível do cérebro, não degenerativa  que inativa várias funções, dependendo do tipo e quantidade de células afetadas.

Outra questão é a génese dos problemas que não se resumem a derivar do foro físico, mental ou psicológico,  mas também do foro neurológico ou nervoso.
Ainda é importante distinguir um problema congénito (existente desde a conceção) de um problema adquirido: por exemplo, a trissomia 21 é um problema congénito enquanto que a paraplegia ou a tetraplegia são problemas adquiridos.  
Em  suma: é importante perceber que  qualquer que seja a patologia/ dificuldade de que as pessoas padecem, isso não as torna   seres de outra dimensão, completamente diferentes daqueles que se consideram sem qualquer tipo de limitação.  A condição de vida que restringe, por vezes, a autonomia no quotidiano não retira o estatuto de Pessoas, com sonhos, vontades, voz ativa!

8 comentários:

  1. Muito esclarecedor!
    Texto fantástico

    ResponderEliminar
  2. Texto conciso, claro, esclarecedor.Obrigada, Xana.
    Beijinhos. Rafas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      De Nada!
      Pelo que tenho observado considero cada vez mais premente a necessidade de esclarecer alguns mitos e estereótipos, é uma forma de promover a inclusão!
      Abraço
      Xana

      Eliminar
  3. Texto conciso, claro, esclarecedor.Obrigada, Xana.
    Beijinhos. Rafas

    ResponderEliminar
  4. (o comentário foi repetido portanto eu também repito a resposta!):
    Olá!
    De Nada!
    Pelo que tenho observado considero cada vez mais premente a necessidade de esclarecer alguns mitos e estereótipos, é uma forma de promover a inclusão!
    Abraço
    Xana

    ResponderEliminar
  5. Admiro-te muito,pela tua força,e determinação.
    Um texto excelente e esclarecedor...
    Beijinhos e continua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Estou sem palavras.
      Muito, muito obrigada
      Abraço
      Xana

      Eliminar