quarta-feira, 19 de julho de 2017

Atenção - um recurso escasso

Bom Dia!
Tudo bem?
Na rubrica "o novo normal" da Rádio Renascença, Fernando Ilharco alerta-nos para o facto de o recurso mais escasso na actualidade ser a atenção das pessoas.
É necessário prestar atenção à atenção! 
"Hoje o recurso mais escasso para o sucesso não é o capital, nem o conhecimento, nem a tecnologia. É a atenção das pessoas, diz-nos Fernando Ilharco, em conversa com Carlos Bastos. Num novo normal digital, dizemos-lhe quais as vantagens de escrever "à moda antiga". E falamos-lhe ainda do futuro do livro e de porque é que os smartphones, usados por 70% dos portugueses, podem provocar passividade, baixa auto-estima, perda de memória e baixas de produtividade."  - http://rr.sapo.pt/artigo/77543/a_atencao_a_atencao_os_smartphones_a_auto_estima_e_o_futuro_dos_livros *
Neste âmbito, confesso que das coisas que mais me incomoda é eu estar a conversar pessoalmente com alguém e, por seu turno, essa pessoa estar com o seu dispositivo móvel a enviar uma mensagem, publicar ou comentar uma post no facebook ou responder a terceiros no chat. Sou confrontada com isso quase diariamente, quanto mais observo mais me incomoda. Não me refiro a uma mensagem pontual que chega quando duas pessoas estão a tomar café ou almoçar mas sim aquelas situações em que as pessoas olham para o ecrã do telemóvel ininterruptamente em vez de olhar nos olhos das pessoas durante a conversa.
Hoje em dia vale mais uma reacção a uma publicação no facebook ou um abraço? Uma mensagem rápida via chat ou uma conversa cara a cara? Um robô que executa as acções de forma mecânica  ou uma pessoa com emoções? Eu escolho um abraço, uma conversa olhos nos olhos, uma Pessoa!
A tendência não é esta mas está nas nossas mãos não nos deixarmos dominar pela tecnologia mas sim sermos nós a dominá-la!
Seria incoerente da minha parte estar contra a tecnologia uma vez que é ela o meu principal instrumento de trabalho. Através de um computador eu consigo fazer coisas que de outra forma se tornariam muito mais difíceis de executar dada a minha limitação física:  ler sem esforço, escrever, acompanhar uma aula, resolver problemas sem ter de me deslocar aos serviços, comunicar de forma rápida e abrangente. A tecnologia é um instrumento extraordinário indubitavelmente nem eu nem nenhum de vós, com certeza, conseguiria viver, ter qualidade de vida sem esta ferramenta.
Eu apelo simplesmente a que não permitam que a tecnologia passe do que é... uma ferramenta!
Prestem atenção a quem esta ao vosso lado fisicamente e a quem disponibiliza tempo para conversar e dá atenção! Não se esqueçam que a atenção e o tempo são recursos escassos nos dias que correm.

Obrigada!
* Link prodcast de "O novo normal", Fernando Ilharco, Rádio Renascença 

Sem comentários:

Enviar um comentário