segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Votar! Todos os cidadaos maiores de 18 anos têm esse direito



Boa noite!
Tudo bem?
O assunto que tem estado na ordem do dia nas últimas semanas são as eleições legislativas. Segundo a nossa legislação, o direito de  voto abrange todos os cidadãos maiores de 18 anos.  Pois bem, embora ainda não tenha atingido a maior idade e, portanto, não votei…
Foi impossível ficar indiferente às inúmeras partilhas que me saltaram aos olhos nas redes sociais (até porque para o ano chega a minha vez): relatos de pessoas com mobilidade reduzida que se viram impedidas de exercer plenamente o seu direito  de voto devido a falta de acessibilidades, ou seja dependeram de terceiros para o fazer. Embora não possa dizer que estou surpreendida, continuo a achar inconcebível que situações destas ocorram e continuarei a lutar pela integração plena das pessoas com dificuldade.

Obrigada  

4 comentários:

  1. É verdade a indignação também faz parte do direito das pessoas. Expusestes a tua perante comentários que leste. Pois bem isto cá de criarem acessibilidades para todos, não acredito muito, inovamos em tecnologias e exportamos comportamentos que outros países já puseram de lado, mas nós vamos regredir ao século passado, onde quem tinha em casa alguma pessoa que era considerada diferente do comum das outras pessoas ficava em casa escondida dos amigos e vizinhos! Foi assim com muitos casos. Queira Deus que eu me engane e que tudo avance na direcção que tu e muitos desejam e esperam! Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Confesso que também noto isso. Cada vez mais me apercebo que as pessoas estão a fazer do conceito "integração" algo redutor, em vez de lhe conferirem a abrangência que devia ter. "Integrar" significa "fazer parte de" e, pelo que me salta aos olhos, está-se a seguir por um caminho de integração que não me parece o mais adequado... Integrar não é pôr umas rampinhas aqui e ali ou fazer umas palestras muito interessantes dizendo frases bonitas para calar as pessoas visadas e reduzir-lhes a tristeza e a frustração como quem dá a chupeta a uma criança para que ela pare de chorar...
      Quando se fala em integração devia-se estar a referir à garantia da plena cidadania; À construção de uma sociedade em que a necessidade de reivindicação de direitos não fosse uma constante.

      Obrigada pela partilha!
      Até à próxima!
      Um abraço

      Eliminar
    2. Bravo! Isto é que é estas "por dentro"! Eu quando comentei não estava à espera de uma resposta tão pronta e sábia! Tens razão pois a integração não deve ser vista como um chupa, chupa que adoça um instante da insatisfação, mas tal como dizes deve ser algo mais completo. Isto é deve ser traduzido no respeito pela diferença, e no atributo de cidadania pleno. Não se aceitam lameches, nem ursinhos de brinquedo!!! Aceitar sim tudo que contribua para a evolução da Pessoa, fazê-la responsável dentro das suas possibilidades e colaborar na construção da felicidade..... Bjs

      Eliminar
  2. Olá!
    Estou sem palavras.
    Muito obrigada!
    Um abraço

    ResponderEliminar