terça-feira, 19 de junho de 2012

um projeto

Olá! Sou a Xana, tenho paralisia cerebral e por consequência ando numa cadeira de rodas. Decidi aventurar-me e criar este blog , pretendo com ele partilhar as minhas vivencias e com elas ajudar os outros. A meu ver o mundo tem muitas barreiras quer arquitectónicas quer mentais, hoje em dia fala-se muito na integração e no respeito à diferença, mas palavras levas o vento...é tudo muito bonito, na teoria e depois nada, ou pouca coisa se põe em prática.
É rara a vez que quando as pessoas veêm algo fora do comum, uma pessoa com alguma diferença não comentem e não fiquem a olhar como se fosse algo do outro mundo.  As pessoas não estão preparadas para conviver com a diferença e essa é o pricipal barreira porque uma barreira arequitetonica resolve-se com uma obra, o problema é que as duas estão ligadas. Tenho passado por coisas que me deixam chatiada, mas depois para degelar a situação riu-me dela, se não fizesse isso já tinha entrado em depressão, mais tarde parrilhá-las-ei. Em fim, espero que este site seja útil para quem o visita
partilhem também as vossas expreriencias para que com elas nos ajudemos uns aos outros. Lembrem-se que ao nosso lado há sempre uma pessoa que está pior que nós à qual pode bastar um sorriso ou uma palavra amiga para se sentir melhor, desabafar faz-nos bem a nós e pode ajudar os outros

16 comentários:

  1. Pois! Escrever um blog! Grande atitude!Parabéns!
    Quanto ás barreiras arquitectónicas, lamento que te tenha obrigado a subir e a descer tanta vez aquelas escadas!! Mas se bem te recordas, era um prazer renovado ver-te conseguir! Beijoca Grande!
    Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É uma grande alegria para mim receber o 1º comentário da pessoa que me ensinou grande parte daquilo que sei sobre informática.
      Um beijo grande com saudades
      Xana

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Maria Gomes

    Força Xana!!!!!!!! O importante é dar o primeiro passo, depois o caminho vai-se percorrendo conforme os meios que dispomos! Não pares, mesmo sentada!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Apesar do blog ser recente, não resisto a partilhar um poema que serviu de texto introdutório ao meu último teste de português é o “vagabundo do mar”, o sujeito poético apresenta-se como uma pessoa corajosa e audaz que não tem metas nem objetivos, vive ao sabor do vento e da maré. Pessoalmente considero a sua atitude um pouco desleixada. Claro que não devemos ficar presos aquilo que nos acontece, seja bom ou mau (aí concordo com o “vagabundo do mar”) por outro lado acho que ele devia ter objetivos, metas, que, como já referi lhe falta. Enfim, vou deixar-me de rodeios e mostrar o poema (gostava que dessem a vossa opinião):

    Sou barco de vela e remo
    sou vagabundo do mar.
    Não tenho escala marcada
    nem hora para chegar:
    É tudo conforme o vento,
    Tudo conforme a maré...
    Muitas vezes acontece
    largar o rumo tomado
    da praia para onde ia...
    Foi o vento que virou?
    foi o mar que enraiveceu
    e não há porto de abrigo?
    ou foi a minha vontade
    de vagabundo do mar?
    Sei lá.
    Fosse o que fosse
    não tenho rota marcada
    ando ao sabor da maré.
    É, por isso, meus amigos,
    que a tempestade da Vida
    me apanhou no alto mar.
    E agora,
    queira ou não queira,
    cara alegre e braço forte:
    estou no meu posto a lutar!
    Se for ao fundo acabou-se.
    Estas coisas acontecem
    aos vagabundos do mar.

    Autoria:Manuel da Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xaninha. Parabéns pelo teu Blog! Falas em barreiras arquitetónicas mas, sabes, as maiores barreiras são as mentais! Essas é muito difícil derrubá-las mas tu, com o teu exemplo, acabaste de derrubar uma! Força Xaninha. Se tu quiseres...tu consegues! Beijinhos.

      Eliminar
    2. Boa noite Senhora Professora!

      Concordo plenamente consigo, mas acalento a esperança de a pouco e pouco as mentalidades mudarem. Aliás esse é um dos objetivos da criação deste blog, sei que não vou mudar o mundo, mas, pretendo fazer a minha parte, considerei que a melhor forma de a fazer era dar o meu testemunho

      Eliminar
  5. Boa!
    Gosto do poema "Vagabundo do mar", por isso acho que este enxerto do poema se ajusta à tua realidade. Lutar! Lutar

    "E agora,
    queira ou não queira,
    cara alegre e braço forte:
    estou no meu posto a lutar!"

    Não estás só, tens uma multidão de amigos contigo!! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Xana:
    Parabéns. É uma boa forma de partilhar ideias e sentimentos, de ajudar a formar opinião. Desafio-te a partilhares também as coisas boas e lindas que acontecem. Conta comigo,

    Paulo Melo

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Olá Paulo!
    Estou a contar com a ajuda de todos. A quantas mais pessoas chegar a mensagem melhor

    ResponderEliminar
  9. Olá Xaninha! Parabéns pelo teu blog! És uma lutadora e sei que vais vencer todas as barreiras!"Puxando a brasa à minha sardinha", posso dizer-te que,tal como os nossos descobridores, vais vencer todos os Adamastores...
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por tudo!
    Agradeço-Lhe do fundo do coração Professora Susana, hà pequenas coisas que nos marcam para o resto da vida.

    ResponderEliminar
  11. As maiores barreiras, minha querida, são apenas aquelas que existem dentro de nós.
    Um beijo enorme à minha querida Xaninha, uma menina linda por dentro e por fora:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diariamente deparamo-nos com carros em cima dos passeios, carros a ocupar estacionamentos reservados... Ou apenas um olhar, um comentário...
      Tudo isto são barreiras que condicionam o dia a dia, mas, sim, as maiores barreiras estão dentro de nós e é péssimo quando as deixamos transparecer.

      Eliminar
  12. Cara Xana,
    Passei para agradecer a mensagem deixada no meu blog.
    Pois bem, iniciei esta escrita recentemente, mas espero que as pessoas possam também acompanhar esta minha (e nossa) missão no Brasil.
    Li também os seus objetivos na escrita do blog e confesso que achei bastante interessante. Enquanto terapeuta da fala, já lidei com alguns casos de paralisia cerebral e é muito animador ver pessoas a valorizarem as suas diferenças - grande virtude!
    Felicidades e vamos escrevendo.

    ResponderEliminar