sábado, 13 de agosto de 2016

Um tipo de pessoas anormal

Boa tarde!
Então, como está tudo?
Este texto tem um título estranho... Não acham?
Bom,  eu considero que este título é tão estranho quanto algumas expressões e comentários que ouço a propósito das pessoas que padecem de alguma patologia.

Algo que se ouve com frequência é, por exemplo: "ele/a não é uma pessoa normal mas mesmo assim é inteligente". Ora, por exclusão de partes, se não é normal, é anormal, certo!? Neste sentido, vendo bem as coisas, esta expressão é uma forma camuflada de chamar "anormal" à pessoa alvo da expressão. Se essa pessoa for eu sinto-me insultada e a pessoa que usou esta expressão, se calhar, nem tem consciência do que no fundo disse.
Outra das inúmeras expressões que já ouvi, esta, curiosamente, através de um meio de comunicação social numa reportagem sobre a inclusão, foi: "... este tipo de pessoas..." - quando tal ouvi senti-me uma subespécie estranha e rara da humanidade!

Como é obvio eu estou a levar isto ao limite. Claro que eu percebo o que é que as pessoas querem dizer com estas  expressões mas considero que é absolutamente necessário esmiuçar estas expressões para as pessoas se conscientizarem do que dizem e não as usarem de forma mecânica.
Segunda paragem depois de Fátima e de uns dias no Porto... Felgueiras! Já cá estou.

Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário